domingo, fevereiro 19, 2006

'Momentos em Família'

Momentos em Família

Outro dia li uma mensagem que me fez pensar. Muitos esposos e pais chegam em casa com o seu “resto” para encontrar a família. Eles dão o seu melhor lá no trabalho, são super educados com seus clientes e amigos, mas parece que ao chegar em casa eles esquecem que cortesia e boas maneiras funcionam no lar também. A ilustração que a autora usou foi a de alguém que saia de manhã para tomar café com os amigos e pedia para a garçonete embrulhar as sobras. Aí, ele trabalhava, parava para almoçar, voltava a trabalhar e no final do dia chegava em casa e oferecia para seus filhos e esposa o resto do seu café da manhã, que aliás era muito bom, tinha croissant, pão-de-queijo, ovos mexidos, bolos ... Mas era resto!

Pensei nas vezes em que nós, esposas e filhos também não esperamos nossos esposos e pais como eles merecem. Lembro-me de quando meus filhos eram pequenos e nós queríamos estar de banhos tomados, bem cheirosos para esperar o papai... Arrumávamos à sala (isto significava juntar os brinquedos nos quais ele poderia tropeçar) e a mesa do lanche. Se o ambiente estava pesado, procurávamos nos acalmar e criar uma atmosfera mais aconchegante por que o “papai já ia chegar”. Quantos sustos meu esposo levou (ou fingiu que levou) ao abrir a porta e escutar aquele “Buuu”. Por mais exausto que estivesse, a alegria das crianças e saber que ele estava sendo esperado, fazia a “nuvem escura” ir embora.

Nem todos os dias, é possível cria um ambiente assim, mas devemos nos esforçar para ter um lar acolhedor. A família toda se beneficia com isto e estamos criando um modelo na cabeça de nossos filhos. Temos até hoje nossas noites (tardes, ou..) de família, pois, com os filhos grandes não estamos mais juntos nas refeições, nem chegamos a noite no mesmo horário. Mas, estes encontros continuam sendo momentos muito felizes e importantes. Há semanas que nos telefonamos várias vezes tentando achar um horário possível para os quatro. Às vezes assistimos um filme juntos e depois discutimos, outras, jogamos boliche; simplesmente sentamos e conversamos, fazemos um estudo bíblico, jogamos “imagem e ação”, “flash”... O importante é estar juntos e nos relacionarmos, cada um sabendo como o outro está, seus sonhos, suas realizações, sua caminhada com Deus.

Estes momentos são as melhores memórias que podemos deixar para os nossos filhos. Se você tem investido tempo na sua formação acadêmica, no seu trabalho, não esqueça de investir em sua família, afinal é dela que vem o seu suporte emocional para enfrentar o dia-a-dia e é com ela que você vai contar no final dos seus dias.

Um abraço,

Nenhum comentário: